Os alimentos são essenciais para a nossa existência, mas alguns podem ser extremamente prejudiciais à nossa saúde, principalmente aqueles com alto teor de açúcar ou sódio. Conforme os estudos na medicina avançam, é possível entender melhor como os alimentos agem em nosso corpo e os efeitos que causam, podendo gerar sérios problemas de saúde.
Um estudo recente mostrou resultados sobre os efeitos dos alimentos ultraprocessados, focando no papel dos açúcares adicionados que aumentam os riscos de uma pessoa desenvolver pedras nos rins, considerada uma das piores dores que alguém pode sentir. De acordo com a pesquisa, consumir esses alimentos com alto teor de açúcar, como refrigerantes, doces, bolos e outros processados, pode aumentar o risco de formação de cálculos renais.
Alimentos que podem gerar pedra nos rins
Segundo o estudo, pessoas que consomem em excesso esses tipos de açúcar adicionais, tinham 39% mais chances de desenvolver a condição. Esses dados foram coletados pelo National Health and Nutrition Examination Survey entre 2007 e 2018. A pesquisa também mostrou que os participantes consumiam 272,1 calorias diárias provenientes de açúcares adicionados, representando 13,2% de sua ingestão calórica diária.
No Brasil, estima-se que 10% da população sofra com pedras nos rins e essa condição pode provocar dores intensas e até complicações graves, como insuficiência renal. Por isso, especialistas também recomendam não consumir alimentos industrializados, como fast food, salgadinhos e embutidos são ricos em sódio, o que pode aumentar a excreção de cálcio na urina e contribuir para a formação de cálculos.