Será que um dia você vai poder cortar os sacos de lixo da sua lista de compras? Na cidade de Gdynia, na Polônia, os moradores vão poder comprar bem menos desse item. Desde a última segunda-feira (29/09), mudaram algumas regras da coleta de lixo na cidade polonesa.
Moradores não podem usar sacos de lixo para descartar lixo orgânico
De acordo com o Diário do Litoral, entre as principais mudanças, está que os moradores agora são obrigados a descartar o lixo orgânico de cozinha (como restos de alimentos) na lixeira marrom, sem usar os sacos de lixo plásticos. Só podem ser usados sacos biodegradáveis. Quem descartar resíduos incorretamente, desobedecendo a separação de materiais, por exemplo, pode ter que pagar taxas extras da coleta de lixo.
Como explica o Diário, o objetivo da decisão é aumentar a eficiência da reciclagem desse lixo orgânico e o reaproveitamento de materiais, alinhada com as metas ambientes da União Europeia, que se preocupa cada vez mais com o descarte correto do lixo e com os impactos ambientais do excesso de lixo plástico.
Outra mudança importante é no descarte de itens volumosos, como sofás, colchões, carpetes, etc. A coleta desse tipo de item agora vai precisar ser agendada previamente. Em prédios com até quatro unidades, a coleta de lixo é a cada quatro semanas, em edifícios maiores, semanalmente.
“Além disso, moradores poderão entregar gratuitamente até oito pneus usados por ano, e as cinzas de aquecimento só serão recolhidas sob solicitação, com frequência máxima de oito semanas fora da temporada de inverno”, completa o Diário do Litoral.