Clientes da Amazon estão revoltados com a empresa por causa de uma atualização inesperada dos dispositivos Alexa com tela, como o Echo Show, de oito polegadas. De acordo com o Tecnoblog, esses dispositivos passaram a contar com anúncios, desde o tablet da Samsung até multivitamínicos da Centrum.
E a pior parte? Não tem nem como o usuário desativar esses anúncios.
A questão é que esses dispositivos não foram vendidos com esse atributo. Ou seja, os anúncios vieram de surpresa, de repente para consumidores que compraram um item sem ter a menor ideia de que ele teria propagandas inescapáveis. Outro ponto é que a Amazon não divulgou nenhum comunicado anunciando a novidade, mais uma fonte de irritação para os clientes.
Clientes da Amazon reclamam de novidade em produto
Em uma postagem no Threads, um consumidor reclamou que o dispositivo tinha ficado parecendo uma Times Square, aquela praça de Nova York com letreiros e telas cheias de propagandas. Uma cliente do Canadá reclamou que a mudança tirou a funcionalidade do Echo Show como um álbum digital.
No Reclame Aqui também encontramos um relato sobre o problema. “Meu dispositivo Echo Show tem exibido anúncios frequentes na tela, como de tablets, mesmo com todas as opções de publicidade e anúncios desativadas. Não considero aceitável ter adquirido um produto que insiste em oferecer compras não solicitadas, transformando a tela em um espaço de propaganda”, reclamou consumidor, que ainda não recebeu resposta da Amazon.
“Reforço que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, práticas que limitam o uso do produto ou impõem publicidade forçada podem ser consideradas cláusulas abusivas, ainda que estejam previstas em termos de uso”, termina o relato.