Para muitas pessoas, descobrir que tem uma barata em casa é quase tão ruim quanto descobrir uma assombração. Esses insetos estão entre os seres mais adaptáveis do nosso planeta, tendo aprendido a sobreviver e a se multiplicarem em centros urbanos (para a nossa tristeza). Elas são especialmente comuns durante o verão, época com temperaturas e umidade mais altas. Uma forma de tentar combater essas pragas é acabar com os lugares da sua casa que elas gostam de usar como abrigo.
Um lugar que as baratas amam na casa é justamente um dos rende mais nojo na hora em que encontramos elas: a cozinha. Como explica o Manual de Controle de Pragas de Campinas, esse cômodo reúne três coisas que as baratas adoram: calor, umidade e alimento. Elas pode usar eletrodomésticos que esquentam, como a parte interna do seu forno e o motor da geladeira, para ficarem quentinhas, enquanto se alimentam dos restos de gordura, migalhas ou do lixo que ficou um pouquinho aberto.
Uma matéria do Diário do Litoral lista quais são os dez lugares preferidos desse bichinho tão pequeno, mas que incomoda muita gente sim.
Os 10 lugares em que as baratas amam se esconder
- Borracha de vedação da geladeira e freezer;
- Motor do refrigerador;
- Parte inferior do fogão e do forno;
- Frestas atrás de armários;
- Eletrodomésticos que geram calor;
- Rachaduras em azulejos;
- Espaços atrás de pias e balcões;
- Ralos;
- Despensas mal vedadas;
- Conduítes.
Como evitar baratas em casa
A dica mais óbvia é manter a limpeza da casa em dia, higienizando ralos e vedar bem os lixos, evitando atrair esses insetos. Mas, mesmo com a limpeza em dia, uma ou outra baratinha pode acabar entrando. Uma dica do Estado de Minas é colocar um pouco de açúcar e bicarbonato de sódio, uma combinação tóxica para elas, em um pratinho e deixá-lo perto de lugares de onde elas costumam sair. Outras alternativas são repelentes naturais, como folhas de louro, eucalipto, óleo de lavanda, nepenta e alecrim.