Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rombo nos cofres do FGTS: brasileiros não estão recebendo o pagamento integral

Por Pedro Silvini
02/10/2025
Em Geral
0
FGTS

(Reprodução/Adobe Stock)

Um buraco de R$ 10 bilhões ameaça a segurança financeira de milhões de brasileiros que contam com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 1,6 milhão de empresas em todo o país não estão depositando corretamente o benefício, deixando 9,5 milhões de trabalhadores com valores em atraso.

O lanterneiro Ronaldo de Souza Dias só percebeu o problema após mais de três anos de serviço. Em todo esse período, apenas três depósitos foram feitos em sua conta do FGTS.

“Quando começaram a atrasar o salário, tive curiosidade de ver as outras obrigações da empresa. Se a principal, que é pagar em dia, não estava sendo cumprida, imagine o resto. Aí fui conferir: nada estava sendo cumprido”, relatou.

O FGTS corresponde, em regra, a 8% do salário bruto do trabalhador e serve como garantia em situações como demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria ou compra da casa própria.

Empresas inadimplentes e fiscalização

A irregularidade é mais concentrada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas ocorre em todas as regiões. Segundo o coordenador-geral de Gestão e Fiscalização do FGTS, Marcelo Nargele, o governo já iniciou cobranças administrativas.
“O Ministério do Trabalho vem efetuando um trabalho de cobrança amigável. Caso o empregador não atenda, poderá ser fiscalizado, autuado e multado pela fiscalização do trabalho pelo atraso do Fundo de Garantia”, afirmou.

Para o advogado trabalhista Gabriel Brum de Moraes, a prática configura falta grave.
“Estamos diante de uma infração que gera a rescisão indireta do contrato. Fica insustentável manter a relação de trabalho quando a empresa não cumpre o contrato. Nesse caso, o trabalhador pode sair com todos os direitos de uma demissão sem justa causa”, explicou.

Como o trabalhador pode se proteger

Especialistas orientam que o trabalhador consulte regularmente seu extrato do FGTS. O acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo FGTS, disponível gratuitamente, ou por meio de SMS cadastrado junto à Caixa.

Caso identifique falhas nos depósitos, o empregado pode questionar diretamente o empregador e, se não houver solução, procurar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT). A fiscalização é responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com mais de 42 milhões de brasileiros com direito ao fundo, o rombo atual revela o tamanho do impacto social causado pelo descumprimento da obrigação por parte das empresas.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
barata

Os 10 lugares mais confortáveis para baratas se concentrarem na sua casa

Confira!

banco master

Aposentados do RJ ficarão sem salário em novembro, após falência do Banco Master?

24/11/2025
Dinheiro

Idosos com 60+ estão livres dessas 3 contas no Brasil

24/11/2025
black friday

Quem está com o nome sujo pode solicitar desconto de 90% nesta “Black Friday”

24/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix