Você sabe o que é gerascofobia? A palavra se refere a um medo patológico de envelhecer. Uma pesquisa de 2015 do Instituto Qualibest para a Pfizer revelou que 90% dos brasileiros tinham medo de envelhecer. Mas quando o nosso corpo começa a envelhecer de fato?
Segundo o Diário do Litoral, pesquisas indicam que a deterioração biológica mais intensa do nosso corpo começa por volta dos 44 a 60 anos, com esse processo podendo começar mais cedo ou mais tarde, dependendo de várias questões, principalmente relativas ao estilo de vida do indivíduo, como alimentação, tabagismo, etc.
O envelhecimento é definido como um processo degenerativo, que acontece em vários órgãos e níveis biológicos, explica o Diário, mas esse processo ainda não foi totalmente “desvendado” pela ciência.
Quando exatamente o corpo começa a envelhecer?
O pesquisador da Academia Chinesa de Ciências, Guang-Hui Liu, é um autor principal de um estudo recente publicado na Cell, que tenta oferecer uma visão mais clara desse processo analisando alterações em proteínas relacionadas ao envelhecimento. O estudo indicou que o processo de envelhecer acelera por volta dos 50 anos de idade.
O estudo analisou 516 amostras de 13 tecidos diferentes, vindas de 76 doadores de órgãos que faleceram devido a lesão cerebral com idades entre 14 e 68 anos. A pesquisa descobriu que 48 proteínas ligadas a doenças cardiovasculares, infiltração gordurosa no fígado, entre outros problemas de saúde, aumentam junto com a idade.
“O envelhecimento dos órgãos é a essência das doenças crônicas. Cada condição geriátrica é apenas uma manifestação específica desse processo mais profundo”, declarou o principal autor do estudo em comunicado oficial, segundo o Diário do Litoral.