Não é só porque um alimento não faz mal para VOCÊ que ele não vai fazer mal para o seu bichinho. Existem alimentos que os humanos consomem tranquilamente, mas que podem prejudicar a saúde dos seus cachorros. Confira sete alimentos a se manter longe do seu pet:
1. Café
O excesso de cafeína já não é bom para o corpo humano. Imagine então para o seu cachorro. O corpo do seu pet não consegue digerir a cafeína de forma apropria, então a substância pode atrapalhar o funcionamento dos sistemas cardíaco, nervoso e urinário, causando sintomas como tremores, hiperatividade e até convulsões em casos mais graves.
2. Chocolate
Chocolate é extremamente tóxico para cães. O cacau, principal matéria-prima dele, tem cafeína e teobromina, duas toxinas que o corpo do seu bichinho não consegue metabolizar corretamente. Com isso, o sistema nervoso central dele fica prejudicado, o que pode resultar em sintomas como taquicardia, febre e até ataques cardíacos.
3. Leite e queijos
Pois é, a imagem não é meramente ilustrativa.
Muitos humanos já sofrem com algum grau de intolerância à lactose, e o mesmo acontece com os cachorros. À medida que eles crescem, o corpo produz cada vez menos lactase, enzima que processa a lactose. Por isso, consumir laticínios pode causar sintomas como diarreia, vômitos e dores no estômago.
4. Abacate
Apesar de ser uma fruta muito saudável para os tutores, esses benefícios não se estendem ao seu pet. O caroço, a casca e as folhas do abacate são ricas em persina, uma substância que não faz para os humanos, mas que pode ser muito tóxica para animais, incluindo os cachorros. Ela causa sintomas como vômitos e diarreia.
5. Frutos secos
A casca rígida deles pode causar obstruções intestinais para o seu pet. Além disso, as nozes são tóxicas para cachorros, provocando problemas nervosos e musculares, mesmo em pequenas quantidades.
6. Cebola e alho
Nada de dividir o seu almoço com o cachorro. Os principais temperos usados na nossa culinária, a cebola e o alho, têm altos níveis de tiossulfato, uma toxina que pode oxidar os glóbulos vermelhos do sangue dos seus pets, provocando letargia, taquicardia, entre outros sintomas.
7. Álcool
Esse é mais um caso de: “se já faz mal para você, então imagina para o seu cachorro”. O organismo dos cães não consegue metabolizar o álcool, prejudicando o funcionamento do sistema nervoso e gastrointestinal.