Sabe aquela frase: “do lixo ao luxo”? Pois essa poderia ser facilmente a legenda em alguma publicação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, nas redes sociais. Depois de anos do aeroporto do Rio de Janeiro convivendo com terminais vazios, o Galeão é atualmente o aeroporto que mais cresce no Brasil, de acordo com a BBC.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Galeão recebeu 9,7 milhões de passageiros entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 49,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Se o segundo semestre manter o mesmo ritmo, o aeroporto deve bater o seu recorde de 2024, quando ele recebeu 14 milhões de passageiros, um número que superou até níveis pré-pandemia.
Por muito tempo, o Galeão era considerado um “elefante branco”, sem movimento o bastante para justificar investimentos no local. A RIOgaleão chegou até a solicitar a devolução da sua concessão em 2022. Em 2023, no governo Lula, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou um limite de passageiros que podiam ir para o aeroporto Santos Dumont, “vizinho” do Galeão, o que aumentou o número de voos direcionados para o Galeão.
Aeroporto do Galeão vai ganhar modernização
De acordo com a BBC, no mês passado, o aeroporto entrou em uma nova fase com um termo aditivo tendo sido assinado entre a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o governo federal e a concessionária RIOgaleão.
Essa iniciativa tem o objetivo de modernizar a gestão do terminal carioca, garantir serviços de alto padrão e preparar o aeroporto para um leilão competitivo, que deve acontecer em março do ano que vem.