Quem nunca fantasiou em encontrar um tesouro e ficar muito rico? Pois foi isso que aconteceu com um grupo de mergulhadores de uma empresa de resgate marítimo, a 1715 Fleet – Queens Jewels LLC. Eles encontraram um tesouro espanhol na costa leste da Flórida, nos Estados Unidos, que já estava perdido há mais de 300 anos.
De acordo com o ig Último Segundo, o tesouro contava com mais de mil moedas de ouro e prata, que foram cunhadas em antigas colônias espanholas no México, Bolívia e Peru. Atualmente, essas moedas valem cerca de US$ 1 milhão, R$ 5,34 milhões na cotação atual.
A empresa responsável pela descoberta divulgou que algumas das moedas encontradas ainda têm datas e marcas originais de cunhagem, sendo itens valiosos para historiadores e colecionadores que estudam o auge do Império Espanhol. “Cada moeda é uma peça da história, um elo tangível com as pessoas que viveram e navegaram durante a Era de Ouro da Espanha”, declarou Sal Guttuso, diretor de operações da empresa. Segundo Guttuso, encontrar mil dessas moedas em apenas uma missão é “raro e extraordinário”.
O tesouro é catalogado e submetido à análise pelo estado da Flórida, que pode reter até 20% dos itens para pesquisa e exibição pública em museus, algo estabelecido por lei.

Moedas estavam na “Costa do Tesouro”
As moedas estavam em uma região conhecida como “Costa do Tesouro”. Essa região ao sudeste do estado da Flórida abriga destroços de vários navios espanhóis que naufragaram durante um furacão que aconteceu em 1715. Foram 11 embarcações que navegavam de Cuba para a Espanha carregando moedas e joias das colônias espanholas do “Novo Mundo”. Estima-se que mais de mil pessoas morreram nos naufrágios.
Inclusive, a empresa que encontrou o tesouro, a 1715 Fleet – Queens Jewels LLC, é dedicada justamente a encontrar os “esqueletos” desse furacão de 1715.