Como provavelmente já sabe, a poluição do ar é um problema da maioria das grandes cidades no mundo hoje em dia, contribuindo (e muito) para a piora de várias doenças respiratórias. Mas você sabia que a sua escolha de alimentos pode ajudar seus pulmões a combater os efeitos negativos da poluição do ar?
Como explica o site Dirt to Dinner, pequenas partículas de poluição que penetram nos nossos pulmões podem entrar na corrente sanguínea, causando inflamações no organismo e estresse oxidativo, o que pode agravar e até causar doenças crônicas.
Uma forma de combater esses dois processos é através dos antioxidantes, substâncias que ajudam a combater a ação dos radicais livres no organismo, moléculas instáveis que podem causar uma série de prejuízos, desde inflamações até envelhecimento precoce das células.
“A literatura existente sobre o assunto sugere que alguns efeitos nocivos da poluição do ar podem ser modificados pela ingestão de micronutrientes essenciais (como vitaminas do complexo B e vitaminas C e E), ácidos graxos ômega-3, diretrizes da dieta mediterrânea e vegetais crucíferos e apiáceos”, explica o Dirt to Dinner.
A melhor dieta para combater os danos da poluição do ar
A dieta Mediterrânea prioriza o consumo de vegetais, legumes e frutas, azeite de oliva e peixes ricos em ômega-3, garantindo muito antioxidantes e compostos anti-inflamatórios para o organismo. Um estudo publicado no periódico científico Circulation afirma que populações com uma maior aderência a esse estilo de alimentação tiveram menos mortes relacionados a danos da poluição do ar.
Confira alguns alimentos mencionados pelo Dirt to Dinner como opções ricas em antioxidantes:
- Vegetais crucíferos, como brócolis;
- Comidas ricas em ômega-3, peixes como salmão e atum, óleo de canola, espinafre, nozes e chia;
- Vegetais como cenoura e aipo;
- Alimentos ricos em vitamina C, B e E.