Aviso importante para os clientes do Banco Bradesco. Segundo o Correio do Estado, o banco implementou uma nova ferramenta no seu aplicativo com o objetivo de combater golpes financeiros. Entenda melhor como essa ferramenta funciona.
Sabe aquelas ligações em que criminosos se passam pelo banco, usando isso para conseguir suas informações e dados bancários? Essa ferramenta promete identificar essas ligações suspeitas e enviar um alerta visual e sonoro, permitindo que você interrompa elas imediatamente. A medida é uma resposta ao aumento de golpes usando números clonados para extrair dados dos clientes, não apenas no Brasil, mas em vários outros países.
De acordo com o Correio, a funcionalidade “analisa padrões de chamadas em tempo real, como frequência, origem e conteúdo das solicitações”. O Bradesco ainda pretende expandir essa análise, para que ela também funcione contra mensagens de texto e e-mails se passando pelo banco, golpe conhecido como phishing.
O banco também está investindo em tecnologias de inteligência artificial que consigam reconhecer padrões de golpes que ainda estão surgindo, além de firmar parcerias com órgãos de segurança.
Confira outras orientações do Bradesco para evitar golpes digitais:
- O Bradesco não faz ligações pedindo dados pessoais, senhas…
- Se receber esse tipo de ligação no telefone fixo, sua linha pode ficar presa com os golpistas, que simulam ser da central de atendimento do banco. Desligue a chamada e use outro telefone pra entrar em contato com os canais oficiais do banco e confirmar a veracidade das informações
- Não clique em links ou sites indicados por terceiros, nem execute arquivos de mensagens suspeitas
- Nunca faça transferências solicitadas por terceiros