Na manhã desta segunda-feira (6), o lar de idosos Lar Sagrada Família, no bairro Alto de Coutos, em Salvador, Bahia, foi fechado por uma operação do Ministério Público do Estado da Bahia. Segundo o ministério, o local tinha “condições precárias”.
Lar de idosos foi fechado por condições “inabitáveis”
De acordo com o Correio 24 Horas, a promotora de Justiça Ana Rita Nascimento declarou que as condições da instituição eram “inabitáveis”, resultando na interdição imediata do local. “As condições eram totalmente inaceitáveis. A situação dos idosos exigia uma resposta imediata do poder público”, declarou a promotora.
Em entevista ao site BNews, a promotora Ana Rita contou que os residentes tinham alimento e local de habitação “precários” e alguns estavam sofrendo com problemas de saúde como escabiose e ferimentos na perna
A responsável pelo lar, que foi encontrada na entidade, já tinha fugido de locais onde realizava o mesmo tipo de atividade. O mesmo lar já tinha recebido ordem de encerramento quando funcionava em outro endereço, na região de Praia Grande, mas a responsável simplesmente trocou o abrigo de lugar e continuou funcionando sem autorização.
O Ministério Público do estado não divulgou informações sobre quantos idosos estavam sendo atendidos no lar, nem para onde eles serão encaminhados após o fechamento, mas equipes de assistência social ficam responsáveis pela realocação.
Ainda segundo o MP-BA, as investigações vão continuar para apurar possíveis crimes relacionados a maus-tratos, negligência e funcionamento irregular, além de apurar as responsabilidades legais.
O lar dos idosos Lar Sagrada Família fica fechado até segunda ordem da Justiça.