Nos últimos meses, houve uma movimentação nas empresas de aviação e a última atualização é de que a Azul Linhas Aéreas informou que vai suspender as operações em 12 cidades brasileiras a partir de março deste ano. Segundo o comunicado, a companhia precisou adotar essa medida por uma série de fatores, que incluem o aumento nos custos operacionais da aviação e o ajuste de oferta e demanda.
De acordo com a nota, enviada para o portal g1, a empresa disse: “As mudanças fazem parte do planejamento operacional, e os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.
Cidades que estão suspensas dos serviços da Azul Linhas Aéreas
- Barreirinhas (MA)
- Cabo Frio (RJ)
- Campos (RJ)
- Correia Pinto (SC)
- Cratéus (CE)
- Iguatú (CE)
- Mossoró (RN)
- Parnaíba (PI)
- Rio Verde (GO)
- São Benedito (CE)
- São Raimundo Nonato (PI)
- Sobral (CE)
Entenda melhor os motivos dessas suspensões
No comunicado, a Azul Linhas Aéreas também citou outras mudanças, afirmando que um dos motivos é a crise global na cadeia de suprimentos e a alta no dólar. Além disso, também ressaltou questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda entre as justificativas para a suspensão.
Outros destinos também serão afetados a partir do dia 3 de março, como voos para Fernando de Noronha (PE) que serão operados somente a partir de Recife (PE). No dia 10 do mesmo mês, voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) terão como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da Azul.
Em nota, a companhia acrescenta: “Como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Completou dizendo que “está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional”.