Se a sua memória das aulas de história da escola ainda está afiada, você provavelmente se lembra que Brasília nem sempre foi a capital do nosso país. Salvador, na Bahia, e Rio de Janeiro já detiveram o título antes de JK decidir mudar a capital para o meio do Brasil. Mas agora outra cidade vai poder se chamar de capital: Belém, no Pará.
Por que a capital do Brasil vai mudar para Belém?
Mas calma, você não precisa decorar uma nova capital. A mudança é simbólica e vai durar apenas dez dias. Segundo aprovado pelo Senado, a posição de Belém como capital simbólica vai acontecer no período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre os dias 11 e 21 de novembro. Durante esse período, atos e despachos assinados pelo presidente Lula (PT) e por seus ministros vão fazer referência à capital paraense, e não à Brasília.
A mudança simbólica ainda precisa ser sancionada pelo presidente, explica o g1.
Quem propõe a mudança foi a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que declarou que a medida pretende fortalecer a COP30 e reforçar a “importância da Amazônia na agenda ambiental internacional”.
O relator do projeto no Senado, Jader Barbalho (MDB-PA) comentou que o governo federal acredita que a conferência vai servir para o Brasil “reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global”.
“O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20”, afirma trecho do relatório, segundo o g1.