Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Primeiro voo de deportados dos Estados Unidos já chegou no Brasil

Por Gabriela Giordani
27/01/2025
Em Geral
0
© Gov AM/Divulgação

© Gov AM/Divulgação

Logo após retornar para a Casa Branca, o presidente reeleito Donald Trump está colocando em ação suas promessas e uma delas é a chamada ‘deportação em massa’ de imigrantes que estão ilegais nos Estados Unidos. Na última sexta-feira, chegou ao Brasil o segundo avião no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com os primeiros brasileiros deportados. 

Na aeronave, estavam 88 brasileiros, sendo o segundo com deportados com destino a Confins neste ano. No dia 10 de janeiro, mesmo com a gestão do democrata Joe Biden, chegaram 100 pessoas a bordo. Durante essas movimentações, que envolveram outros países como a Colômbia e o México, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, usou as redes sociais para confirmar que cerca de 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump.

Entenda melhor como está sendo a deportação em massa dos Estados Unidos

De acordo com as informações da porta-voz americana, essa lista de presos são imigrantes suspeitos de  terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores. Na publicação, ela disse: “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.

Mas, o que está chamando ainda mais atenção das autoridades brasileiras são os relatos dos brasileiros e o tratamento que tiveram nesse processo. O ministro da Justiça e Segurança Pública do governo, Ricardo Lewandowski, chamou de inadmissível a forma como os brasileiros foram tratados, alegando agressões e tratamento degradante por parte de agentes de imigração americanos responsáveis pelo voo de volta ao Brasil.

“Não queremos provocar o governo americano até porque a deportação está prevista num tratado que já vige há vários anos. Mas obviamente tem de ser feita com respeito aos direitos fundamentais das pessoas”, afirmou o ministro. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
pré-sal petróleo

Pré-Sal Petróleo terá primeiro concurso com salários de até R$ 19.610

Confira!

Hitler Alemanha

Essa lei de Hitler, criada em 1941, é a mais temida e foi utilizada por várias ditaduras

09/09/2025
criança óculos

A relação entre alimentação e miopia infantil revelada por estudo

09/09/2025
vale tudo

Vale Tudo: novo casal inesperado surge na reta final da novela

09/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix