Planejar com antecedência é essencial para aproveitar as férias ao máximo. Em 2026, os brasileiros terão nove feriados prolongados, oferecendo uma ótima oportunidade para estender os dias de descanso.
Para muitas pessoas, os feriados cairão em dias úteis, o que aumenta as chances de lazer e relaxamento. Em algumas regiões, isso permitirá a junção de feriados nacionais com períodos de férias, maximizando o tempo de folga.
Para quem planeja aproveitar os feriados nacionais para esticar o período de descanso, novembro se destaca como o mês mais estratégico de 2025. Com três datas comemorativas ao longo do mês, é possível organizar as férias de forma a maximizar os dias de folga.
O mês começa com o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro, uma segunda-feira. Duas semanas depois, em 15 de novembro, ocorre a Proclamação da República, que este ano cai em um domingo. Já no dia 20, uma sexta-feira, celebra-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado oficial em diversas cidades e estados do país.
Aqueles que optarem por iniciar suas férias no dia 3 de novembro (terça-feira) e retornarem ao trabalho somente no dia 23 (segunda-feira), poderão usufruir de uma sequência de 23 dias consecutivos de descanso. Isso porque, ao programar o período de férias entre os dias 3 e 19, o trabalhador consegue emendar o descanso tanto com o feriado de Finados, no início, quanto com o da Consciência Negra, no final.
Com essa estratégia, o último dia de trabalho será em 31 de outubro, e o retorno às atividades só acontecerá em 23 de novembro. O detalhe interessante é que, apesar dos 23 dias longe do trabalho, o trabalhador utilizará oficialmente apenas 17 dias de férias.
Descansos planejados
Os feriados de 2026 estão bem distribuídos, com muitos caindo nas segundas e sextas-feiras. Isso inclui feriados como a Paixão de Cristo e o Dia do Trabalho, que permitem pausas de três dias. Já Corpus Christi e Tiradentes, quando emendados com o fim de semana, proporcionam quatro dias de folga.
Marcação antecipada de passagens aéreas e hospedagens pode garantir preços mais baixos. Além disso, amplia as opções de destinos disponíveis, possibilitando aproveitar feriados de forma estratégica.