Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa (ou talvez você seja essa azarada) que está sempre com as mãos e pés gelados, não importa se o dia está quente ou frio. A única constante são aquelas mãozinhas e pezinhos de defunto.
Em dias frios, é perfeitamente normal ficar com as extremidades do corpo mais geladas. Isso acontece porque o corpo tira um pouco do fluxo sanguíneo para as extremidades, com o objetivo de se concentrar em manter os órgãos internos bem quentinhos, explica o THN1.
Mãos e pés gelados no calor podem ser sintoma de algum problema
Mas e quando não está frio? Suas mãos e seus pés não têm motivo para ficarem tão gelados, então elas continuarem assim pode ser um sinal de que tem algo de errado no funcionamento do seu organismo. Consultado pelo THN1, o médico reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures citou algumas doenças que podem explicar esse sinoma.
“Extremidades mais frias no organismo podem manifestar-se em decorrência de estresse, cigarro, anemia, aterosclerose, pressão alta, hipotireoidismo, má circulação e doenças autoimunes reumáticas, como a esclerodermia”, comentou o especialista. As mãos e pés gelados também podem ser um sinal de complicação de outras doenças, como diabetes, hipotireoidismo ou doenças cardíacas e vasculares.
Segundo o cardiologista Bruno Caramelli, as mãos e pés frios também podem ser um sintoma de insuficiência cardíaca ou de hiperidrose, mas ele destaca que tudo precisa analisado dentro de um contexto, com outros sintomas.
A situação é mais preocupante se o frio nas extremidades vier acompanhado de outros sintomas, como formigamento, rigidez e dedos roxos.