Recentemente, a NASA (a agência espacial dos Estados Unidos) divulgou uma imagem intrigante capturada pelo rover Perseverance, que está em Marte desde 2021. As imagens capturadas pelo aparelho parece mostrar um objeto interestelar bem próximo à superfície do planeta vermelho.
O que é o item registrado pela NASA?
Antes que você se empolgue pensando que a NASA tirou a foto de um disco voador, precisamos te contar que os cientistas acreditam que o objeto fotografado é o 3I/ATLAS, um cometa interestelar detectado pela primeira vez no início de julho. É o terceiro corpo celeste vindo de fora do sistema solar que já foi identificado. A passagem dele perto de Marte no início de outubro criou o momento ideal para ele ser registrado.
Divulgadas pela NASA no fim de semana, as imagens da passagem do cometa mostram um traço luminoso passando pelo céu de Marte. De acordo com o astrônomo Avi Loeb, de Harvard, o traço teria cerca de 50 mil quilômetros de comprimento, o que não significa que o cometa em si seja realmente tão grande assim.
“O traço na imagem da Navcam deve ter resultado do empilhamento de centenas de imagens ao longo de cerca de dez minutos”, explicou o astrônomo, segundo a Rádio Tupi FM. “O 3I/ATLAS pareceria um ponto circular em uma única foto, com tempo máximo de exposição de 3,28 segundos.”
Mas Loeb também tem outra hipótese. Se as imagens registradas foram fotos únicas, o brilho e o tamanho do traço indicam que o objeto não seria o 3I/ATLAS, mas sim algo mais perto da câmera. A agência ainda não confirmou oficialmente se o tal objeto é de fato o cometa.
