O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) lançou um aplicativo que promete facilitar bastante da vida de quem quiser chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com o aplicativo SAMU APP IPCOM, você consegue acionar o 192 pelo celular via internet, mesmo se não tiver sinal de telefonia.
E a melhor parte: o aplicativo é gratuito, disponível para iOS e Android. No acionamento, o sistema já envia a sua localização via GPS para o SAMU e os seus dados à Central, o que promete uma resposta mais rápida e precisa do médico regulador. O cadastro é feito só uma vez e fica salvo para potenciais chamadas futuras. Desenvolvido pela empresa Ipcom, o aplicativo está disponível em 43 municípios do oeste do estado do Paraná.
Aplicativo promete ajudar com desafio constante do SAMU
De acordo com o médico e coordenador do SAMU, José Irigonhê, a ferramenta busca combater um problema comum que o serviço enfrenta em regiões com oscilação de sinal telefônico ou quando o solicitante tel alguma dificuldade de explicar sua localização.
“O 192 é o número principal, é a maneira principal de se chamar o SAMU. Porém, quando a rede telefônica não tiver disponível por algum problema com as operadoras que, infelizmente, tem ocorrido com frequência ou se tiverem algum lugar onde não tem telefone, mas tem internet, nós vemos muito isso na zona rural. Nós percebemos essa necessidade da população, principalmente do interior, e também naqueles locais onde o telefone falha”, explicou o diretor geral do Consamu, João Gabriel Avanci, ao Jornal do Oeste.