O verão está quase aí e em boa parte do Brasil, o ar-condicionado é quase uma necessidade para sobreviver em meio do calor. Mas o aparelho também pesa muito sobre a sua conta de luz, não é mesmo? Em um momento em que existe uma preocupação cada vez maior com sustentabilidade, a startup francesa Caeli Energie criou um aparelho que promete mais eficiência ao mesmo tempo em que gasta bem menos energia.
Segundo o engenheiro mecânico Arnaldo Lopes Parra, especializado em climatização e vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau a menos que você coloca no seu ar-condicionado representa 3,5% a mais no consumo de energia.
A alternativa mais eficiente (e mais sustentável) ao ar-condicionado
De acordo com o site oficial da startup, a base de funcionamento do aparelho é um sistema de refrigeramento adiabático, baseado na evaporação da água em um fluxo de ar por meio de tubos de cobre e ventiladores de insuflação do ar. O processo é adiabático porque não envolve troca de calor com o meio externo.
O aparelho da Caeli Energie, o equipamento conta com uma potência de 2kW e coeficiente de desempenho até quatro vezes maior do que modelos tradicionais. Ao mesmo tempo, ele reduz a emissão de carbono em até 80% em comparação aos convencionais. Mais eficiência e mais economia obviamente pesam no preço do aparelho, que custa entre 2,5 mil e 3 mil euros (entre R$ 14 mil e R$ 18 mil).
Além disso, o aparelho não seria adequado para espaços domésticos, já que conta com 2,5 metros de altura.