Carros que não precisam de motorista para se locomoverem por aí parece coisa de ficção científica, mas já são realidade e, inclusive, estão vindo para o Brasil. A montadora chinesa BYD vai abrir um centro de pesquisas para o desenvolvimento de carros autônomos lá no Rio de Janeiro. O centro vai até contar com uma mini pista de testes parecida com um miniautódromo.
Segundo o GLOBO, o anúncio foi feito pelo presidente internacional da montadora, Wang Chuanfu, e pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no último sábado (11).
“Toda a parte de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos será aqui no Rio de Janeiro. O investimento é totalmente privado. Esse é um namoro antigo. Aquela área fica próximo a instituições de qualidade como a Coppe e o Parque Tecnológico do Fundão. E faz parte da estratégia de desenvolver o Galeão”, afirmou o prefeito da capital carioca no anúncio.
Segundo a vice-presidente para o mercado internacional da montadora, Stella Lee, a BYD também vai ter uma área para desenvolver combustíveis flex para a indústria brasileira. O centro de pesquisa ainda não tem prazo para ser aberto.
BYD ia instalar o centro em outra capital brasileira
A BYD já tinha anunciado a instalação desse centro lá em 2023, mas na época a previsão era que ele fosse instalado em Salvador, Bahia. Entre 2017 e 2020, quando não era prefeito, Paes trabalhou como representante da empresa chinesa na América Latina e em março deste ano ele já tinha anunciado negociações com a empresa para trazer o projeto do centro para a Cidade Maravilhosa.