Basicamente todo mundo usa Gmail e o ecossistema Google está presente na nossa vida pessoal, profissional e nos nossos estudos. E essa onipresença é justamente o que torna tão preocupante qualquer tipo de ataque contra o ecossistema.
De acordo com o 4gnews, usuários do Gmail estão enfrentando uma nova ameaça com uma “onda de ataques”, que tentam manipular os sistemas de inteligência artificial do ecossistema. Segundo o próprio Google, esses cibercriminosos estão tentando colocar comandos fraudulentos em mensagens e convites de calendário para enganar a IA e extrair dados pessoais dos usuários.
Esses ataques surgem justamente nesse momento em que a empresa está integrando mais o Gemini, seu serviço de inteligência artificial, ao Gmail, com a proposta de simplificar a gestão da caixa de entrada, respostas automáticas e resumos das mensagens recebidas.
A decisão que usuários do Gmail vão ter que tomar
O Google anunciou uma atualização de segurança crítica, a expansão da encriptação de ponta a ponta (E2EE) para todos os utilizadores com encriptação do lado do cliente (CSE) ativada. Com a novidade, utilizadores do Gmail com CSE podem enviar mensagens totalmente encriptadas para qualquer destinatário, protegendo os dados dos usuários de terceiros, incluindo o próprio Google e o assistente de IA Gemini.
A questão é que, com essa proteção de dados, você não consegue utilizar várias das novidades da integração do Gemini ao Gmail, como a análise de conteúdo e a organização da caixa de entrada.
Ou seja: o usuário fica diante de uma encruzilhada: ou optar pela segurança ou optar pelas ferramentas novas do Gmail (sem as quais você já vinha vivendo tranquilamente há muito tempo).