Você chega em casa do mercado com uma sacola de tomates. Onde você coloca eles? A maioria das pessoas já coloca eles na geladeira, não é mesmo? Mas, acredite se quiser, essa prática tão comum é um erro que pode atrapalhar tanto a qualidade do alimento quanto a sua saúde.
De acordo com o El Tiempo, especialistas em saúde e nutrição alertam que armazenar tomates na geladeira é um baita erro, já que isso pode alterar muito o sabor e a textura do fruto. As baixas temperaturas ajudam a decompor compostos voláteis que dão o aroma e o sabor característicos do fruto, podendo deixar a polpa do tomate mais farinhenta e menos suculenta. O frio também prejudica o processo de amadurecimento do tomate, impedindo que ele atinja seu sabor ideal.
No caso de tomates em lata, deixá-los na geladeira, principalmente se você já abriu a lata, aumenta o risco de mofo. Novamente, isso pode alterar o sabor e a textura do alimento, além de gerar riscos para a saúde, já que o mofo contém microtoxinas que podem causa vômitos, alergia, diarreia e intoxicação alimentar.
Ok, então como você deve guardar o seu tomate?
Consultados pelo El Tiempo, especialistas explicam que o ideal é armazenar o fruto em local fresco e seco, longe da luz solar direta, como em uma despensa ventilada. Uma outra dica é deixar os tomates com o talo para baixo, o que reduz o acúmulo de umidade, prevenindo o surgimento de mofo no alimento.
Cortou o tomate? Pode armazenar em um recipiente fechado na geladeira, mas consuma em, no máximo, um ou dois dias, para evitar que cresça mofo ou bactérias no fruto.