Gelo = água congelada. Parece que não tem muita novidade no meio disso, não é mesmo? Mas, acredite se quiser, pesquisadores alemães descobriram uma nova forma de gelo. Segundo o R7, esse “novo gelo” se forma quando a água é submetida a uma pressão muito alta em temperatura ambiente. A descoberta foi publicada na revista Nature Materials na semana passada.
Esse gelo em questão ganhou o nome de “gelo 21″*. Ele se forma com uma compressão muito rápida e intensa que se torna uma “água supercomprimida”. Essa nova fase consegue se manter por um tempo, estado que os cientistas chamam de “estado metaestável”.
*O “21” não é aleatório. Cientistas já registraram mais de 20 estruturas sólidas de gelo, com seus próprios arranjos de moléculas, cada forma identificada por um número. Como explica o R7, essa descoberta ajuda cientistas a entenderem mais sobre o comportamento da água diante de pressões externas.
Como cientistas criaram novo tipo de gelo
Para criar esse gelo, os cientistas utilizaram células de bigorna de diamante, um equipamento para aplicar pressões altíssimas. No experimento, a água foi submetida a pressão de até dois gigapascais. O valor é cerca de 20 mil vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar.
Durante o experimento, eles comprimiram e “descomprimiram” a água em intervalos de milissegundos, o que permitiu que eles filmassem a formação da estrutura desse novo tipo de gelo em tempo real. Eles descobriram uma estrutura cristalina tetragonal, formada por blocos repetitivos grandes de células unitárias, uma organização totalmente diferente de outras formas conhecidas de gelo.