A maioria das pessoas opta por uma cerveja sem álcool para não ficar bêbado (seja por questões de saúde ou porque vai pegar no volante depois), então uma cerveja zero que te deixa embriagado parece até contraintuitivo não é mesmo? Mas essa é a proposta da bebida criada em laboratório pelo neurocientista britânico David Nutt, diretor científico da GABA Labs.
Como repercutiu o site THN1, Nutt criou a primeira cerveja que consegue reproduzir aquela sensação gostosinha de estar levemente embriagado, mas sem os prejuízos físicos e mentais causados pelo álcool tradicional – incluindo-se aí a temida ressaca. A ideia foi criar uma cerveja mais voltada para a geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010), que está bebendo menos do que as gerações anteriores.
A “cerveja” sem álcool que te deixa embriagado
O nome da GABA Labs é uma referência ao ácido gama-aminobutírico (ou GABA, em inglês), um neurotransmissor que reduz a tensão e favorece o relaxamento, mas sem interferir outros sistemas cerebrais, como dopamina ou endorfina. São essas substâncias que favorecem comportamentos compulsivos quando você está alcoolizado, como dependência e a ressaca.
A ideia dessa cerveja é que a fórmula ativa apenas o neurotransmissor GABA, gerando aquele relaxamento gostoso que você sente nos primeiros copos (antes dos efeitos ruins chegarem). Mas os efeitos dessa bebida não duram muito tempo. O relaxamento começa em até dez minutos após o consumo, mas já some em cerca de meia hora.
A linha conta com duas versões: Red, que combina maracujá, tília e rosa, e Black, com anis, magnólia, laranja e cardamomo. As bebidas ainda não estão disponíveis aqui no Brasil, mas, lá no Reino Unido, você encontra uma garrafa de 500 ml por cerca de 30 libras (aproximadamente R$ 221).