Em 2006, o dentista Ronald Klein estava andando de bicicleta quando caiu. Com apenas 52 anos na época, Klein não deveria ter se machucado muito, mas ele teve fraturas graves no quadril e no ombro, precisando até de cirurgia. Desconfiado, ele pediu um exame e descobriu que estava osteoporose, uma condição progressiva que afina e enfraquecer os ossos, aumentando a chance de fraturas graves como a que Klein teve.
Segundo o The New York Times, apesar da condição ser mais comum em mulheres, cerca de um a cada cinco homens com mais de 50 anos vai sofrer com uma fratura osteoporótica ao longo da vida. Consultada pelo veículo, a geriatra Cathleen Colon-Emeric, do Durham VA Health Care System e da Universidade Duke, contou um homem de 50 anos tem mais chances de morrer por complicações de uma fratura do tipo do que por causa de um câncer de próstata.
A matéria explica que, por teres ossos maiores e mais densos, homens costumam desenvolver a condição de cinco a dez anos mais tarde do que mulheres, então o problema da osteoporose em homens ficou mais perceptível nos últimos anos, com o aumento da expectativa de vida da população masculina.
“Até recentemente, esses homens morriam de doenças cardíacas e tabagismo antes que a osteoporose pudesse prejudicá-los. Hoje em dia, os homens costumam viver até os 70 e 80 anos, então sofrem fraturas”, comentou Douglas Bauer, epidemiologista clínico e pesquisador de osteoporose da Universidade da Califórnia em San Francisco, ao NY Times.
Como ajudar a prevenir a osteoporose
De acordo com o Ministério da Saúde, as seguintes medidas podem ajudar a prevenir – ou a conter o avanço – da condição:
- Ingerir cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos);
- Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;
- Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;
- Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h;
- Não fume e evite o consumo excessivo de álcool;
- Independente da idade, inicie um programa de exercícios (pode ser caminhada ou musculação, por exemplo).