Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ano Novo Lunar não pode lavar o cabelo? Entenda a tradição que viralizou na web

Por Gabriela Giordani
29/01/2025
Em Geral
0

Nesta semana, um assunto curioso dominou as redes sociais, principalmente no TikTok, onde vídeos foram publicados com alertas sobre os riscos de lavar o cabelo nesta quarta-feira (29/01). O motivo é o Ano-Novo Lunar, celebrado principalmente na China, uma data repleta de superstições e “rituais”. Inclusive, um deles é de não poder lavar o cabelo, pois em algumas tradições orientais, não se deve nem mesmo tomar banho ou lavar roupas no primeiro dia do Ano Novo chinês.

Essa tradição está ligada a água que é tratada como algo divino. Por isso, não é recomendado se higienizar entre o primeiro e segundo dia do ano lunar, pois simbolizam o nascimento do “Deus da Água”, então não se deve usar o líquido, para mostrar respeito à divindade. Quem explicou essa tradição foi o Instituto Confúcio, da Universidade de Edimburgo.

Entenda melhor o que é o Ano-Novo Lunar

Essa celebração também é conhecida como Festival da Primavera e é cultuada em diversos países do leste asiático, como China, Coreia do Sul, Vietnã e outros. O Ano-Novo Lunar se tornou uma tradição milenar e suas origens estão ligadas à agricultura e à observação dos ciclos da natureza.

Assim como outras tradições, quebrar essa regra de lavar os cabelos durante a celebração pode dar azar. De acordo com a superstição, ao lavar o cabelo, você está também lavando a sua sorte, o que pode impactar o destino do restante do ano e trazer infortúnios.

Vale ressaltar que durante o Ano-Novo Lunar existem outros costumes, como reunir a família, limpar a casa para remover a má sorte do ano anterior, aproveitar para fazer pratos típicos que variam de região para região, como bolinhos de massa, peixe, frango e outros alimentos são preparados para compartilhar com a família e os amigos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Que trabalhar com TI em 2025? Saiba como começar

Confira!

inss

Brasileiros recebem alerta geral para não perder benefícios do INSS

05/07/2026
Governo revela lista de CPFs que vão receber R$ 6,2 mil nesta semana

Nova parcela do 13º salário está prevista para cair em 17/07 na conta de brasileiros

05/07/2026
Imagem de lace0182 por Pixabay

NASA promete fazer algo nunca antes visto se os EUA vencerem a Copa do Mundo

05/07/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix