Refrescando sua memória das aulas de ciências no colégio, uma das explicações de como os dinossauros foram extintos da face da Terra envolve um asteroide. Segundo cientistas, esse asteroide gigantesco teria caído há cerca de 66 milhões de anos, provocando mudanças extremas no clima que resultaram no desaparecimento dos dinossauros. As estimativas são de que ele contava com cerca de 15 km de diâmetro.
Essa teoria já era conhecida há muito tempo, mas uma dúvida continuava: onde esse asteroide tão grande caiu? Até pouco tempo atrás, não tínhamos uma resposta para essa pergunta, mas agora sim. Os cientistas conseguiram encontrar o local onde o asteroide que acabou com os dinossauros caiu.
O local em questão fica na Península de Iucatã, no Máximo, e ganhou o nome de Cratera de Chicxulub. Com cerca de 200 km de diâmetro, ela é considerada uma das maiores crateras de impacto já registradas no nosso planeta. O que explica ter sido tão difícil localizar a cratera é que ela está submersa no mar do Caribe.
Cratera de asteroide que matou os dinossauros foi encontrada por acaso
A parte mais curiosa de todo o caso é que a cratera foi encontrada por acaso. Geólogos estavam na região em busca de petróleo lá no final dos anos 1970 e acabaram encontrando sinais de impacto, como quartzo de choque, tectitos e anomalias gravitacionais.
Como explica o site Xataka, ao analisar mapas magnéticos e gravitacionais, eles perceberam a presença de arcos simétricos no litoral e no continente, e então descobriram a cratera, que tem seu centro bem perto da cidade de Chicxulub.