Comprou aquele celular por aí por um preço bom demais para ser verdade? É bem provável que você tenha ficado com um aparelho que foi roubado de alguém. No Rio de Janeiro, mais de 4,2 mil pessoas que compraram celulares do tipo estão sendo notificados pela Polícia Civil, pedindo que elas devolvam os aparelhos de forma voluntária em até 72 horas.
De acordo com o R7, a ideia da polícia é oferecer a possibilidade de compradores de celulares roubados devolverem o aparelho sem o risco de responsabilização criminal. O secretário Felipe Curi explicou que é muito importante que o cidadão coopere com o trabalho da polícia devolvendo o aparelho, que então será devolvido ao legítimo proprietário. Ele também avisou que, quem não colaborar pode se tornar alvo de ações da Polícia Civil.
Os investigadores afirmara ao R7 que, na última convocação, foram 3 mil notificados. Dentre estes, mil compareceram à delegacia para entrar os aparelhos.
Essa medida de notificações faz parte de uma operação maior da Polícia Civil da cidade, a Operação Rastreio, que prendeu mais de 420 pessoas e apreendeu mais de 5 mil celulares desde maio.
Comprar celular roubado pode te gerar alguma acusação criminal?
Sim, adquirir qualquer item roubado pode te render uma acusação pelo crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. Ela pode ser dolosa, quando a pessoa compra um item roubado sabendo da origem ilícita, ou culposa, quando não há intenção, mas a pessoa podia suspeitar dessa procedência. “As penas variam de um a quatro anos de reclusão e multa para receptação dolosa, e de um mês a um ano de detenção ou multa para receptação culposa”, afirma o blog de advocacia criminal Ademilson Carvalho.