Nas últimas semanas, várias cidades do Ceará enfrentaram interrupções no abastecimento de água devido a manutenções nas redes de distribuição. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) esteve realizando essas intervenções nas cidades de Jaguaruana e Sapupura para prevenir falhas e garantir a continuidade do fornecimento.
A interrupção em Jaguaruana começou às 16h da terça-feira, com normalização no mesmo dia. No entanto, nas áreas elevadas, o equilíbrio total só será alcançado dois dias depois.
Já em Sapupura, a paralisação ocorre na sexta-feira às 8h, com previsão de retorno às 17h. As áreas elevadas levarão mais tempo para a normalização.
Fortaleza
Fortaleza não apresentou interrupções programadas no abastecimento até o momento. No entanto, o histórico de suspensões em bairros específicos, como os causados por manutenções na estação de tratamento de água, deixa a população em alerta.
O aconselhamento é que os moradores utilizem a água sabiamente e atento a comunicados da Cagece.
Abastecimento do Ceará
O governo federal anunciou novos investimentos significativos na Operação Carro-Pipa, que visa mitigar os efeitos da seca em municípios afetados.
Foram alocados cerca de R$ 551,4 milhões para assegurar o fornecimento de água potável no Nordeste, incluindo o Ceará. Esse programa garante 20 litros de água diários por pessoa, sendo um alívio essencial para mais de um milhão de habitantes na região.