Sim. É isso mesmo que você leu. Uma deputada – que, aliás, recebe cerca de R$ 46 mil dos cofres públicos todo mês – gravou um vídeo para as suas redes sociais acusando a Galinha Pintinha (sim, o desenho infantil) de ser “comunista” e “militante do PSOL”. A deputada em questão é a catarinense Júlia Zanatta, mais conhecida por aparecer frequentemente no plenário usando uma coroinha de flores.

Deputada acusada Galinha Pintadinha de “militância comunista”
Em vídeo publicado nas redes, a deputada aparece ao lado do seu marido, Guilherme Colombo, afirmando que o canal da Galinha Pintadinha no Instagram tinha virado uma “fábrica de militantes do PSOL”, o Partido Socialismo e Liberdade. “As publicações vão desde críticas ao capitalismo até elogios à União Soviética”, complementou o marido da política.
A deputada ainda cita o filósofo italiano Antonio Gramsci. “Mas, como Gramsci já falava em seus ensinamentos: ‘nós temos que dominar as mentes na mais tenra idade’. Porque daí é mais difícil reverter a situação depois”, declarou Zanatta.
Nos comentários do post, encontramos mais usuários criticando a deputada do que concordando com ela, mas obviamente também tem internautas apoiando. Um dos comentários negativos acusa a deputada e outros “políticos” de criarem “cortinas de fumaça” para o povo não ver os “desaforos que eles fazem com o dinheiro público”. Mais ácido, outro internauta escreveu: “as flores na cabeça são uma alusão à morte do seu cérebro?”.
Vale lembrar que o que é citado no vídeo são publicações do perfil da animação no Instagram e que as diretrizes da plataforma indicam que a idade mínima para criar uma conta é de 13 anos. No Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública colocou a classificação indicativa como “não recomendada para menores de 16 anos”.




