Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Café está elevando o seu colesterol sem você perceber, revela estudo

Por Pedro Silvini
26/10/2025
Em Geral
0
cafeteira café

(Reprodução/Shutterstock)

O café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode estar afetando o seu colesterol — dependendo da forma como é preparado. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que métodos de preparo sem filtro, como espresso, café turco e prensa francesa, elevam os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue.

Recomendado para você

  • Este lago na Austrália é tão rosa que parece saído de um conto de fadas
  • médico traje de proteçãoOMS pede para que humanidade se prepare para nova epidemia mais letal que a Covid-19
  • Mudança inédita no Detran: primeira CNH não exige mais etapa presencial
  • grecia syrosIlha na Grécia busca novos moradores e oferece casa com café da manhã em troca de 5 horas cuidando de gatos

Os pesquisadores acompanharam adultos entre 18 e 24 anos e observaram que quanto mais bebidas à base de espressoeles consumiam, maiores eram seus níveis de colesterol total. Isso ocorre porque o café não filtrado contém substâncias chamadas cafestol e kahweol, compostos naturais do óleo do grão que interferem na regulação do colesterol pelo organismo.

“Esses compostos são capazes de aumentar o LDL, o colesterol associado a doenças cardíacas”, explicou o médico Vikram Vora, diretor da International SOS.

Recomendado para você

  • Governo confirma presente para aposentados do INSS com mais de 65 anos para agosto
  • mansao neymar3 amigos gastam R$ 600 mil em leilão para passar fim de semana na mansão de Neymar
  • Sede do INSSIdosos endividados podem receber corte de 20% na aposentadoria do INSS
  • Esses beneficiários do Bolsa Família vão ficar sem pagamento mínimo de R$ 600 até o penúltimo dia de agosto

A diferença, segundo os cientistas, está no método de extração:

  • Cafés filtrados (como o tradicional coado) retêm grande parte desses óleos, reduzindo quase totalmente o efeito sobre o colesterol;
  • Cafés sem filtro, como espresso, turco, prensa francesa e o popular “pour over”, permitem a passagem dessas substâncias, elevando o risco quando consumidos em excesso.

O estudo alerta que cinco xícaras de café não filtrado por dia, durante algumas semanas, já são suficientes para aumentar os níveis de colesterol.

Benefícios existem — mas pedem moderação

Apesar desse efeito, o café ainda oferece diversos benefícios à saúde, quando consumido com moderação. Ele é rico em antioxidantes, auxilia na melhora da concentração, acelera o metabolismo e pode proteger o fígado de doenças como cirrose e fígado gorduroso.

Dr. Vora recomenda limitar o consumo a 400 mg de cafeína por dia — o equivalente a três ou quatro xícaras de café filtrado — e evitar o acréscimo de açúcar, creme ou xaropes. Esses ingredientes adicionam gorduras saturadas e calorias extras, que também contribuem para o aumento do colesterol.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Lago Hillier (Imagem: twenty20photos/envato)

Este lago na Austrália é tão rosa que parece saído de um conto de fadas

15/08/2026
médico traje de proteção

OMS pede para que humanidade se prepare para nova epidemia mais letal que a Covid-19

15/08/2026
Foto ilustrativa: Divulgação

Mudança inédita no Detran: primeira CNH não exige mais etapa presencial

15/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix