Muito em breve, o Rio de Janeiro deve se despedir do BRT, o modelo de ônibus e transporte público mais usado na capital carioca e em muitas outras cidades pelo Brasil. Na quinta-feira passada (23), a Câmara dos Vereadores da cidade aprovou um projeto de lei que permite a conversão dos corredores de BRT Transcarioca e Transoeste em pistas para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Veículos Leves sobre Pneus (VLP) ou tecnologia similar.
Como explica matéria do GLOBO, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, o que provavelmente vai acontecer, já que a proposta foi enviada pelo próprio Poder Executivo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o BRT funciona “maravilhosamente bem”, mas esse modelo tem uma vida útil de dez anos, então eles “não poder ficar parados”. Os dois modelos considerados para substituir o BRT no Rio são o VLT e o VLP.
Os modelos que podem substituir o ônibus BRT no Rio de Janeiro
O VLT foi implementado na cidade para os Jogos Olímpicos de 2016 na região central da cidade, e é movido a eletricidade e carregado pelo próprio trilho, mas existem modelos em que ele recebe energia por meio de um cabo acima do veículo. Segundo o GLOBO, a prefeitura planeja expandir o VLT para os bairros de São Cristóvão, Botafogo e Ilha do Governador.
O VLP pode lembrar mais um trem do que um ônibus, mas, dependendo do modelo adotado, ele pode ter uma capacidade próxima ao VLT. Assim como o VLT, o VLP é articulado, mas o ideal é que ele seja operado em corredores onde não é preciso trocar de faixa ou fazer curvas. São José dos Campos, em São Paulo, já implementou o modelo.




