O brasileiro Anatalício dos Reis Silva, produtor rural capixaba, inventou uma máquina capaz de limpar até 420 kg de café por hora. A invenção lhe rendeu três prêmios na InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes e até propostas de investidores internacionais.
Em entrevista ao A Gazeta, o capixaba contou que recebeu propostas de investidores da China e da Holanda e que avaliar cada uma delas com cuidado junto com seu advogado.
Na InnovaCities, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 15 e 17 de setembro, Anatalício levou três prêmios para casa, com o primeiro lugar nas categorias Diversidade e Tecnologia para Equidade; e Sustentabilidade Urbana, e terceiro lugar em Governança e Políticas Públicas Inclusivas.
“Falei com a minha esposa que se ficasse em terceiro, já estaria muito feliz, mas não imaginava que iam vir dois primeiros lugares também”, afirmou o inventor. “Eram só três minutos para apresentar o projeto para os jurados, tudo muito rápido, mas foi gratificante ver que as pessoas ficaram encantadas com a nossa solução.”
A máquina para peneirar café
De acordo com A Gazeta, Anatalício desenvolveu a máquina portátil em parceria com alunos e professores de Engenharia do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim e com apoio do Sebrae/ES. Como já mencionamos, a máquina consegue peneirar cerca de 420 kg de café por hora. Normalmente, essa tarefa é feita manualmente, processo chamado de abanação. Outro ponto interessante é que a máquina promete ser acessível até mesmo para pequenos produtores.
A analista técnica do Sebrae/ES que ajudou na invenção, Luciana Nogueira, comentou em entrevista ao A Gazeta que eles estão muito orgulhosos pelo reconhecimento internacional da máquina.
 
			
 
                 
		


