Mês de novembro é sinônimo de mês de Black Friday! A ação promocional acontece em várias partes do mundo, tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês anualmente. Este ano, ela acontece no dia 28 de novembro. E uma boa notícia: você pode ter um dinheirinho extra para comprar aquele item que está na sua lista de compras esperando uma boa oferta…
Para os trabalhadores de carteira assinada (CLT) pelo Brasil, a primeira parcela do 13º salário tem que cair até o último dia útil de novembro. Mais especificamente, até a sexta-feira, dia 28 de novembro – sim, a mesma da Black Friday. “Caso não seja realizado o pagamento até essa data, a empresa está sujeita a pena de incidir em infração administrativa passível de aplicação de penalidade por parte do Ministério do Trabalho e Emprego”, explica o advogado Fabricio Barcelos, sócio do Lara Martins Advogados e diretor do Instituto Goiano de Direito do Trabalho, à IstoéDinheiro.
Ou seja: até a época promocional, você já deve ter um dinheiro “extra” no bolso para poder fazer pelo menos uma comprinha durante a campanha.
13º salário
A primeira parcela do 13º tem que ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, e a segunda precisa cair até o dia 20 de dezembro – dando tempo para os trabalhadores aproveitarem a graninha extra no Natal e nas outras festas de fim de ano.
O 13º é pago proporcionalmente à quantidade de meses trabalhados durante o ano, então, quem trabalhou os 12 meses, recebe um salário extra inteiro. Para trabalhadores com renda variável, como vendedores, que recebem comissão, o cálculo é feito da seguinte forma:
- A primeira parcela é calculada com base na média salarial dos 11 primeiros meses (janeiro a novembro) e paga até 30 de novembro;
- A segunda parcela, equivalente à complementação dos valores até 11/12 avos, é paga até 20 de dezembro.
 
			
 
                 
		


