Os trabalhadores brasileiros terão um alívio financeiro no fim de outubro. A Receita Federal paga nesta sexta-feira (31) o primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda de 2025, beneficiando 248.894 contribuintes em todo o país. Ao todo, serão R$ 602,9 milhões depositados diretamente nas contas informadas na declaração ou nas chaves Pix dos contribuintes.
O valor é destinado a declarações transmitidas fora do prazo, a casos que tiveram pendências corrigidas e a restituições de exercícios anteriores. Segundo a Receita, esse tipo de lote — chamado de “residual” — ocorre quando o contribuinte resolve inconsistências ou tem o processamento da declaração concluído após os lotes regulares.
Do total liberado, R$ 349,3 milhões são voltados a contribuintes com prioridade legal. Entre eles, estão:
- 6.627 idosos acima de 80 anos;
- 36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.040 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 10.871 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, 158.775 restituições foram destinadas a pessoas que não têm prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix — o que também confere prioridade no pagamento. Outras 30.867 restituições contemplam contribuintes não prioritários.
Como saber se você vai receber
Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no lote acessando o site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração (2025).
A consulta também está disponível pelo aplicativo Receita Federal, compatível com dispositivos Android e iOS. Na seção “Meu Imposto de Renda”, é possível verificar o status da declaração e acessar o extrato de processamento por meio do portal e-CAC, no site da Receita.
Caso haja alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir erros e, assim, liberar o pagamento futuro.
O que fazer se o valor não cair na conta
Se o crédito não for realizado — por mudança de conta ou dados incorretos — o contribuinte pode reagendar o pagamento em até um ano a partir da data prevista para o depósito. O reagendamento deve ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil, pelos números:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo de um ano, o cidadão pode solicitar a restituição novamente pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.




