Muitos de vocês que estão lendo provavelmente têm esse hábito (a redatora também tem): você termina de picar o frango na tábua, coloca em uma vasilha e lavar a carne crua antes de temperar. Mas você sabia que esse hábito tão comum pode ser um grande perigo para a sua saúde? Continue lendo que a gente te explica.
Por que você não deve lavar o frango cru?
Muitas pessoas lavam o frango cru para limpar a carne de possíveis microrganismos e, de fato, eles estão presentes ali, mas lavar pode acabar piorando a situação. Segundo o MinhaVida, Cynthia Howlett, nutricionista clínica e especialista em Psiconutrição, afirma que você não deve lavar o frango em hipótese alguma.
Primeiro: existe a possibilidade de você contaminar (mais ainda) o alimento com bactérias vindas da água corrente. Segundo: enquanto você lava o frango, pode espalhar as bactérias da carne para outros utensílios e alimentos da cozinha através de respingos.
Pensando nisso, também lembre de higienizar bem as mãos e os utensílios que você usou para mexer no frango cru para evitar contaminar outros alimentos.
Como explica o site MinhaVida, além do risco de contaminação, lavar o frango pode tirar parte dos nutrientes da carne e até deixá-la com uma textura mais seca e endurecida. E isso vale também para outros tipos de carne, como carne vermelha, de peixe ou de porco.
E talvez você esteja pensando: “se eu não lavar o frango, como vou tirar os microrganismos dele?”. Simples: cozinhando. As temperaturas acima de 70 graus vão matar as bactérias para você.




