Mês de novembro é mês de Black Friday e muitas pessoas aproveitam a data para fazer aquela compra mais carinha que já estava na lista de desejos há um tempo. Mas também existem muitas lojas que se aproveitam do nome da campanha, sem dar benefícios reais aos consumidores – a famosa “Black Fraude”. Lembrando que a proposta da Black Friday é oferecer descontos aos consumidores.
Para evitar fraudes, especialistas recomendam que os consumidores já fiquem de olho no preço do que querem comprar antes da Black Friday – que acontece este ano no dia 28 de novembro. O motivo é que muitas lojas elevam o preço dos produtos antes da Black Friday e, quando chega a data, voltam a cobrar o preço anterior como ele tivesse tido um grande desconto. Você pode usar sites que comparam preços entre diferentes marketplaces, como o Buscapé, o Zoom e o Google Shopping.
Outra dica importante na hora da Black Friday é ficar atento às condições de pagamento, taxas, atendimento e reputação das lojas. Por fim, não se deixe levar na empolgação pelas promoções. Especialistas pedem cuidado com compras por impulso, que podem acabar deixando o consumidor endividado – mesmo com os descontos.
Black Friday 2025
Como já mencionamos, a Black Friday deste ano acontece no dia 28 de novembro, mas os descontos normalmente se estendem para o fim de semana (29 e 30). De acordo com o Giro News, a expectativa é que o faturamento do e-commerce com a Black Friday deste ano tenha um aumento de 17% em relação a 2024, faturando R$ 11 bilhões em produtos vendidos.




