Para a alegria de quem terá direito ao PIS/Pasep 2025, também conhecido como abono salarial, o Governo Federal confirmou a antecipação do pagamento e os beneficiários devem começar a receber neste mês de fevereiro. Os trabalhadores poderão receber até dois salários mínimos, podendo chegar a R$ 1.518, dependendo do tempo de serviço no ano-base 2023.
Para saber se tem direito ao abono salarial, é necessário consultar a Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br, nesta primeira semana de fevereiro. De acordo com as regras atuais, terá direito ao benefício quem trabalhou formalmente nos setores público ou privado por, no mínimo, 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00).
Vale ressaltar que, para ter direito ao saque, o trabalhador precisa estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos, além de ter seus dados informados pelo empregador na RAIS (até 15 de maio de 2024) ou no eSocial (até 19 de agosto de 2024).
Quando começam os pagamentos do abono salarial?
De acordo com as informações do governo, os pagamentos devem começar no dia 5 de fevereiro (quarta-feira) e quem tem direito ao benefício já pode consultar para saber quando estará disponível o valor. Além dos serviços onlines, também é possível entrar em contato pelo Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158, ligação gratuita), ou diretamente nas Superintendências Regionais do Trabalho.
Confira abaixo o calendário do PIS 2025
- Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 17 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto