Para o bolso do brasileiro, a conta de luz pode ser uma das mais caras, visto que o consumo é diferente de acordo com a região, que também depende de fatores climáticos para que não haja taxas adicionais na conta final. Encontrar maneiras práticas de economizar energia pode ser benéfico para o bolso, quanto ao meio ambiente. Com algumas mudanças simples nos seus hábitos, você pode reduzir significativamente o valor da sua conta de luz.
Para se ter uma noção, segundo os dados divulgados pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil está no ranking das contas de luz mais caras do mundo, apesar da abundância dos meios naturais. Mas, o que também deixa ainda mais cara a conta de energia, são os de encargos e taxas que tiveram aumento de quase 50% nos últimos quatro anos.
Veja abaixo 7 formas de economizar energia em casa
1- Posicione a geladeira em um local ventilado
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia na casa, consumindo cerca de 30% da energia gasta. Para tentar diminuir, tente colocá-la em um local mais ventilado da cozinha.
2- Invista em Lâmpadas LED
As lâmpadas LED são mais eficientes e duram muito mais que as tradicionais. Ao substituí-las, você vai economizar energia e terá menos gastos com manutenção.
3- Tome banhos quentes mais rápido
O chuveiro também é um eletrodoméstico que puxa bastante energia, correspondendo por cerca de 20% da energia elétrica consumida. Por isso, mesmo que tenha dias frios, tente tomá-los rápido.
4- Aproveite a Luz Natural
Durante o dia, abra as cortinas e janelas para aproveitar a luz do sol. Além de economizar energia, você ainda terá um ambiente mais iluminado e agradável.
5 – Evite dormir com a TV ligada
É um hábito bastante comum, mas que pode pesar no bolso quando chegar a conta do mês. Se puder, coloque um temporizador para que a TV desligue automaticamente depois de um certo tempo, sem precisar ficar ligada a noite toda.
6 – Desligue os Eletrônicos da Tomada
Ao notar que não está usando microondas, liquidificador, mixer, secadores, entre outros, tire-os da tomada. Apesar de estarem desligados, quando conectados podem consumir energia.
7 – Utilize Eletrodomésticos Eficientes
Na hora de comprar novos eletrodomésticos, procure pelos modelos com o selo Procel, que indica maior eficiência energética. Principalmente se for instalar ar condicionado, pois se escolher algum que tenha um alto consumo, sua conta ficará ainda mais cara.