Se eu te perguntasse qual o sobrenome mais comum entre os brasileiros, você provavelmente responderia “Silva” sem nem pensar duas vezes, não é mesmo? E você estaria certo! De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Silva é o sobrenome mais registrado do país, sendo compartilhado por 15% dos brasileiros, segundo dados do IBGE.
Qual a origem de Silva?
Por causa da nossa colonização, os sobrenomes mais comuns do país tem origem ibérica – portuguesa ou espanhola. O escritor Claudio Campacci, pesquisador de sobrenomes há 25 anos e autor do livro “Os sobrenomes mais comuns do Brasil”, explicou à Revista Galileu que o Silva começou a ser popularizado no país bem no início da colonização.
Para que a coroa portuguesa conseguisse acompanhasse melhor a que passo andava a colonização, muitos colonizadores adicionavam os sobrenomes Silva ou Costa. Silva significava que o colonizador estava no interior do território e Costa, que ele estava no litoral.
Mas existem outros fatores que explicam a enorme difusão do sobrenome Silva. Ao serem catequizados, muitos indígenas adotaram o sobrenome Silva, em referência a palavra “Selva”. Outro fator é a escravidão. Os escravizados eram obrigados a adotar novos nomes após serem sequestrados de sua terra natal e um dos sobrenomes mais comuns a ser escolhido era justamente o Silva. Além disso, após a abolição da escravatura, muitos ex-escravizados adotaram o sobrenome de seus antigos donos – normalmente Silva.
Para completar, no século 20, criou-se um costume de que filhos concebidos fora do casamento e que não tivessem o nome do pai na certidão de nascimento, recebessem o sobrenome Silva. Com as altas taxas de abandono parental, o uso do sobrenome ficou ainda mais difundido.
Confira os 15 sobrenomes mais comuns do Brasil:
- Silva;
- Santos;
- Oliveira;
- Souza;
- Pereira;
- Ferreira;
- Rodrigues;
- Alves;
- Lima;
- Costa;
- Gomes;
- Nascimento;
- Ribeiro;
- Jesus;
- Sousa.