Você nunca dispensa uma cerveja gelada, mas também vem notando que seus fios de cabelo estão indo embora e já está com medo de ficar careca? Infelizmente, a cervejinha pode ser uma das culpadas por essa perda de cabelo. Continue lendo que a gente te explica.
Antes de tudo, vamos lembrar que existem vários motivos que podem explicar sua queda de cabelo. Ela pode estar ligada a fatores como genética, deficiências nutricionais, alterações hormonais, estresse, entre outros. Mas, sim, o consumo de álcool e de bebidas açucaradas podem aumentar o risco.
Cerveja pode aumentar a perda de cabelo?
Um grupo da Universidade do Porto analisou 17 estudos que, somados, analisaram dados sobre o cabelo, como crescimento, espessura e densidade, de mais de 60 mil pessoas. Dois desses estudos associaram o consumo excessivo de álcool não apenas à calvície, mas também ao aparecimento precoce de cabelos brancos.
De acordo com o El Tiempo, os cientistas ainda não sabem a causa exata dessa relação, mas pesquisas apontam que o consumo excessivo de álcool “aumenta a desidratação, dificulta a absorção de nutrientes e desregula os hormônios, o que aumenta a queda de cabelo”. Além disso, ele também aumenta o estresse oxidativo do corpo, danificando os folículos capilares e podendo alterar a produção de melanina.
Ou seja: não é apenas a cerveja, mas qualquer bebida alcoólica em excesso, que pode aumentar o fator de risco de você ir perdendo mais e mais cabelo.
O estudo também aponta o que ajuda a evitar a tão temida careca. Os pesquisadores encontraram uma associação entre a ingestão de ferro e vitamina D ao fortalecimento dos cabelos. “Também foi observada uma associação positiva entre a ingestão de proteínas, o consumo de produtos de soja, vegetais crucíferos e suplementos, e melhorias em parâmetros capilares como queda e densidade capilar”, acrescentarem os pesquisadores.




