Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Por que o café está caro em 2025? Estes são os verdadeiros motivos

Por Gabriela Giordani
04/02/2025
Em Geral
0

Ir ao mercado está sendo algo desafiador para o brasileiro, que continuamente se depara com reajustes nos produtos, afetando o poder de compra de itens básicos. Para piorar o cenário, o café ficará mais caro e o consumidor precisa preparar o bolso, pois foi anunciado que os grãos de café arábica, que é a maior parte da produção global, ultrapassou US$ 3,44 a libra (0,45 kg), em dezembro de 2024, algo que fará aumentar em 80% em 2025 para o consumidor final. 

O motivo dessa alta é porque os comerciantes de café esperam que as safras diminuam depois que os dois maiores produtores do mundo, que é no caso do Brasil e o Vietnã. Ambos países passaram por fenômenos climáticos extremos, como secas e inundações, influenciando nas safras do ano passado. Além disso, a popularidade do café teve uma ascensão, fazendo com que as pessoas queiram consumir cada vez mais a bebida. 

O consumo de café continua crescendo em diversos países, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e pelo aumento da população. Essa maior demanda encontra uma oferta menor, pressionando os preços para cima.

Entenda como as mudanças climáticas afetam o preço do café

Em Minas Gerais, houve um recorde na produção de café em 2020, mas, desde então, o estado passou por mudanças drásticas no clima e enfrentou secas. Inclusive, em 2021, foi atingido por geadas, o que baixou as temperaturas em um nível alto, comprometendo as colheitas de 2022. 

Em 2023, houve uma melhora, mas em 2024, a seca novamente se tornou um grande vilão para todos os produtores de café da região.“O impacto que vai ter na safra de 2025 é muito grande, começa agora já a 30%, 35% de impacto, pelo menos. E pode piorar dependendo da situação climática”, contou Alexandre Pedrosa, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé ao Fantástico. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
golpe digital

FBI faz alerta sobre golpe que está sendo aplicado até mesmo no Brasil

Confira!

perfume

Veja 7 perfumes que são a cara da primavera

26/09/2025
lírio-da-paz

Confira 5 flores que não precisam de muito sol para ter em casa

26/09/2025
brechó

Homem compra item raro por R$ 400 em brechó e descobre valor real impressionante

26/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix