A cada nova tecnologia que surge, você pode ter certeza que não vai demorar a aparecer um golpe usando ela. Mais recentemente, é o caso dos ataques cibernéticos alimentados por Inteligência Artificial, que infelizmente prometem ser onipresentes este ano. O FBI já alertou que esses ataques estão crescendo rapidamente.
Segundo a agência norte-americana, esses golpes de “hackers fantasmas” funcionam da seguinte forma. A vítima recebe uma chamada falsa do banco, pedindo que ela transfira dinheiro para impedir que ele seja roubado por um hacker. Ou seja, os golpistas aplicam um golpe, fingindo que estão tentando te ajudar a fugir de um. Esses hackers podem até mesmo falsificar o número de telefone do seu banco e o número do identificador de chamadas ou celular pode mostrar que é o banco ligando.
O Bank of America, dos Estados Unidos, foi mencionado em um desses golpes e enviou um comunicado para os seus clientes se lembrarem que o banco nunca vai entrar em contato solicitando que eles movam dinheiro para se proteger de fraudes. O mesmo vale para os outros bancos. “Empresas legítimas de clientes, segurança ou suporte técnico não iniciarão contato não solicitado com indivíduos”, alerta o FBI.
Como se proteger desse golpe?
Se o seu “banco” entrou em contato com você através de um endereço de e-mail ou de um número de telefone pedindo para transferir dinheiro, pode ter certeza que é um golpe. Denuncie. Na dúvida, entre em contato com o seu banco você mesmo, de preferência de forma presencial (aí ainda não tem como usar IA).
Além disso, as próprias plataformas de tecnologia estão investindo em ferramentas de segurança cibernética. De acordo com a Forbes, o Google introduziu uma defesa de chamadas na versão mais recente do Android. Essa defesa pode escutar chamadas usando IA e alertar o usuário de um possível golpe.