Nesta segunda-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição de todos os cafés da marca Vibe Coffe, produzida no Espírito Santo. Este ano, a Anvisa proibiu seis marcas de café.
De acordo com comunicado da agência, a ação fiscal foi motivada depois que o Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (Nevs) do estado do Espírito Santo constatou irregularidades cometidas pela empresa no processo de fabricação. Segundo o Relatório de Inspeção Sanitária emitido pelo Nevs, a empresa não tem licença sanitária, disponibilizando os itens sem regularização no site de compras e em outras plataformas de vendas online.
“Além disso, foram observadas falhas graves, em desacordo com as boas práticas de fabricação, como ausência de rastreabilidade, ausência de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização”, explica o comunicado da agência.
Marca de café se pronunciou sobre decisão da Anvisa
De acordo com o Metrópoles, a empresa capixaba publicou uma nota nas redes sociais, afirmando que não foi notificada judicialmente sobre a decisão da Anvisa e que não possui auto de infração, notificação ou processo administrativo junto ao órgão.
A versão da Vibe Coffe é que a própria empresa teria solicitado uma inspeção do órgão de Vigilância Sanitária estadual para “obter informações sobre a emissão do alvará sanitário”. A empresa encerrou temporariamente suas atividades para realizar obras e adequações depois da vigilância apontar “algumas irregularidades estruturais e ausência de determinados Procedimentos Operacionais Padrão”.
“Após as correções, todas as evidências serão encaminhadas à Vigilância Sanitária estadual para reavaliação e liberação do retorno das operações”, declarou a Vibe Coffee.




