As “clean girls” podem ter virado tendência no ano passado, mas nem todo mundo adotou um estilo de vida focado em exercícios e alimentação saudável. Uma prova disso é que o valor global do mercado de fast foods aumentou 15% em 2024 em relação ao ano anterior.
Com base no valor de marca no BrandZ Global 2024, da Kantar e o valor de mercado com base nas ações de 14 de dezembro do ano passado, a Forbes elegeu as redes de fast food mais valiosas do ano, confira o top 10:
10. Chick-fil-A
A rede de fast food norte-americana é mais conhecida pelo seu famoso sanduíche de frango. Ela ainda não atua no Brasil. Em 2024, seu valor de marca era de US$ 7,862 bilhões.
9. Burger King
Sim, essa rede você conhece, já que ela tem parcerias no Brasil. Ela teve um valor de marca de US$ 8,299 bilhões em 2024 e o valor de mercado no dia das ações analisadas foi de US$ 30,8 bilhões.
8. Taco Bell
A franquia californiana baseada na culinária mexicana teve um valor de marca de US$ 8,487 bilhões em 2024 e um valor de mercado de US$ 38,36 bilhões.
7. Pizza Hut
A rede de fast food texana teve um valor de marca de US$ 9,538 bilhões em 2024 e um valor de mercado de US$ 15,86 bilhões.
6. Domino’s Pizza
Mais uma rede estadunidense de pizzas que não tem parcerias no Brasil. Em 2024, a rede teve um valor de marca de US$ 11,639 bilhões e de mercado de US$ 15,86 bilhões.
5. Subway
A franquia estadunidense teve um valor de marca de US$ 11,926 bilhões no ano passado.
4. Chipotle
Mais uma rede de fast food californiana baseada na culinária mexicana, a Chipotle teve um valor de marca de 2024 de US$ 18,109 bilhões e de mercado de US$ 90,15 bilhões.
3. KFC
Famosa pelos seus baldes de frango frito, a KFC teve um valor de marca de US$ 24,640 bilhões no ano passado e de mercado de US$ 38,36 bilhões.
2. Starbucks
A rede conhecida pelos seus cafés gourmet teve um valor de marca de US$ 69,625 bilhões em 2024 e um valor de mercado de US$ 110,45 bilhões.
1. McDonald’s
Às vezes a resposta mais óbvia é a correta. A rede de fast food norte-americana foi a mais valiosa do ano passado, com um valor de marca de US$ 221,902 bilhões. Na época da matéria da Forbes, a empresa tinha um valor de mercado de US$ 212,55 bilhões.