Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esse tempero para o feijão deixa a barriga leve e elimina a sensação de inchaço

Por Pedro Silvini
25/12/2025
Em Geral
0
Baked beans in tomato sauce, in a brown pot.

Baked beans in tomato sauce, in a brown pot.

Presença obrigatória na mesa dos brasileiros, o feijão é uma das principais fontes de ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. No entanto, também é conhecido por causar gases e sensação de inchaço abdominal, desconfortos comuns após o consumo. Segundo especialistas, a causa está na presença de carboidratos complexos que exigem enzimas específicas para a digestão — algo que nem todos produzem em quantidade suficiente.

Mas um ingrediente simples e acessível pode ajudar a resolver o problema: o cominho. Além de realçar o sabor do feijão, o tempero tem propriedades digestivas comprovadas e pode ser um grande aliado para deixar o prato mais leve.

De acordo com Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, o cominho é utilizado há séculos na culinária e na medicina ayurvédica justamente por seus efeitos benéficos ao sistema digestivo.

“O cominho é tradicionalmente usado há milhares de anos na culinária e na medicina ayurvédica por suas propriedades digestivas. Quando adicionado ao preparo do feijão, ele ajuda a estimular a produção de enzimas digestivas, atuando na melhora da digestão e, consequentemente, na redução da sensação de azia, refluxo e estufamento”, explicou Veridiana Sass em entrevista ao MinhaVida.

O tempero atua facilitando a ação das enzimas do pâncreas, que são responsáveis por quebrar os alimentos no intestino. Assim, o corpo consegue digerir o feijão com mais eficiência, diminuindo o desconforto abdominal e a formação de gases.

Como usar o cominho no preparo

A nutricionista Cibele Santos, em entrevista ao Metrópoles, orienta que o cominho seja usado junto com outros temperos naturais no preparo do feijão.

“Na hora de fazer o feijão, experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível”, sugeriu.

A dica é adicionar meia colher (de chá) de cominho em pó na água de cozimento ou refogado. Além de facilitar a digestão, o aroma do tempero combina perfeitamente com o sabor típico do feijão brasileiro.

Outros benefícios do cominho

O cominho não atua apenas na digestão — ele é considerado um supertempero por seus múltiplos benefícios à saúde. O nutricionista Carlos Basualdo, de São Paulo, também destacou ao Metrópoles que a especiaria “ajuda a aliviar problemas como gases, inchaço e cólicas abdominais”.

Veja outros efeitos positivos:

  • Acelera o metabolismo: o cuminaldeído, composto ativo do cominho, tem efeito termogênico, aumentando a queima calórica.
  • Ajuda no controle da diabetes: rico em compostos fenólicos e flavonoides, o cominho pode auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue.
  • Ação antimicrobiana: contribui para a prevenção de infecções e fortalecimento da imunidade.

Dica extra para evitar o inchaço

Além do uso do cominho, uma prática simples ajuda a deixar o feijão ainda mais leve: deixá-lo de molho por até 12 horas antes do cozimento. Esse processo reduz substâncias que causam gases e ainda acelera o preparo.

Combinando o remolho adequado com o uso do cominho, o tradicional feijão do dia a dia se transforma em um prato saboroso, nutritivo e leve, ideal para quem quer cuidar da digestão sem abrir mão da boa comida brasileira.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
plantas jardim

Essa é a planta que você deve ter em casa para atrair boas energias e começar 2026 com o pé direito

Confira!

Foto: cottonbro studio/Pexels

Pare de fazer isso e veja seu fígado ficar “novo” em apenas 30 dias

25/12/2025
Especialistas franceses orientam desativar o Wi-Fi do celular sempre que isso acontecer

Governo barra crianças das redes em 2026: nova lei exige 16 anos para Instagram e similares

25/12/2025
plantas jardim

Essa é a planta que você deve ter em casa para atrair boas energias e começar 2026 com o pé direito

25/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix