Praticamente todos os feriados nacionais do segundo semestre caíram no fim de semana (para a tristeza dos trabalhadores e estudantes), mas tivemos uma exceção: o dia 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, vai cair em uma quinta-feira. Mas não é todo mundo que fica sem trabalhar no dia…
Como explica o g1, o artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho proíbe atividades profissionais em dias de feriados nacionais. Mas a lei abre uma exceção para serviços considerados essenciais, como setores de indústria, comércio, comunicações, atividades ligadas à segurança, etc. O empregador também pode solicitar que o funcionário trabalhe se já tiver sido firmada uma Convenção Coletiva de Trabalho, acordo entre sindicatos e empregadores.
Lembrando que quem é obrigado a trabalhar durante o feriado tem direito a pagamento de dobro ou a compensar o dia trabalhador com uma folga em outro dia. Essa forma de compensação normalmente é definida a partir de um acordo entre empregador e sindicato e, se não houver esse acordo, aí fica decidido por um acordo individual entre empregador e funcionário.
Quais feriados ainda temos em 2025?
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quarta) – Natal.
Confira todos os feriados de 2026
- 1º de janeiro (quinta) – Confraternização Universal;
- 18 de abril (sexta) – Sexta-feira Santa;
- 21 de abril (terça) – Tiradentes;
- 1º de maio (sexta) – Dia do Trabalho;
- 7 de setembro (segunda) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (segunda) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (segunda) – Finados;
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (sexta) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (sexta) – Natal.




