A presbiopia, conhecida como “vista cansada”, afeta milhões de pessoas a partir dos 40 anos, dificultando tarefas simples como a leitura. Para atender essa necessidade, um novo colírio foi desenvolvido nos Estados Unidos, prometendo aliviar essa condição e reduzir a necessidade de óculos de leitura.
Nos EUA, o colírio foi aprovado para uso e age ao contrair a pupila, melhorando assim o foco para atividades próximas por até dez horas após sua aplicação diária. A inovação tem capturado o interesse de muitos que buscam alternativas aos óculos.
A presbiopia ocorre quando o cristalino, a lente natural dos olhos, perde elasticidade. O colírio entra em cena como uma solução prática para aumentar a nitidez de objetos próximos. Com base em aceclidina, o colírio melhora o foco similarmente ao ajuste automático de uma câmera em luz intensa. Sua eficácia também pode se estender à visão a longas distâncias.
Ação temporária, mas eficaz
O colírio não oferece uma cura permanente, já que a presbiopia resulta do envelhecimento natural e não pode ser revertida completamente com medicamentos. No entanto, oferece um alívio eficaz e diário, liberando o usuário do uso constante de óculos em situações específicas. Essa versatilidade convence muitas pessoas a adotar a solução como parte de sua rotina.
Atualmente, o colírio está disponível exclusivamente nos Estados Unidos, com um preço aproximado de R$ 420 por uma caixa de 25 doses diárias. Embora o medicamento mostre grande potencial, seu uso deve ser realizado somente sob orientação médica. A chegada ao mercado brasileiro depende da aprovação da Anvisa, que ainda não possui previsão para tal.




