Nos últimos dias, os moradores de Santa Catarina estão percebendo que o clima está mais quente e o motivo é uma onda de calor que atinge a Argentina, refletindo essas temperaturas no estado catarinense. Por causa do calor, esse fenômeno potencializa a formação de temporais, que podem ser fortes e até severos, com risco de danos estruturais.
Nesta quinta-feira (06/02), o governo de Santa Catarina emitiu uma nota através do site oficial, detalhando as altas temperaturas que o estado está passando, principalmente na região litorânea, no qual teve uma variação entre 34°C e 38°C no Litoral Sul. Segundo os dados meteorológicos divulgados, a região pode ter uma queda de temperatura, causada pela aproximação da frente fria e mudança do quadrante dos ventos, trazendo risco moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Mais informações sobre o onda de calor em Santa Catarina
Em outras regiões, os termômetros variaram entre 27°C e 32°C e todo esse calor foi causado pela combinação de uma frente fria pela costa que deve contribuir para formação de temporais pelo estado, conforme Aviso Meteorológico emitido pela SDC. Segundo as previsões, o calor deve continuar e se estender até semana que vem.
Além do estado, o Rio Grande do Sul também está sentindo os efeitos do calor excessivo, que vai agravar a estiagem e gerar uma piora na situação das lavouras, segundo o Metsul Meteorologia. Os países vizinhos também devem sentir uma piora no calor, principalmente em algumas regiões uruguaias e argentinas. Apesar dessa onda de calor, vale destacar que as lavouras de Santa Catarina não devem ser atingidas.




